x

FÓRUM CONTÁBEIS

DEPARTAMENTO PESSOAL E RH

respostas 29

acessos 8.032

Chave Liberação FGTS

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Segunda-Feira | 11 março 2024 | 13:36

Boa tarde Amigos

Como sempre os funcionário da Caixa são os últimos a saber das Coisas

A Caixa está exigindo a chave de Liberação do FGTS, mesmo para as rescisões a partir de 01/03/2024
Onde o próprio conictividadeSocial V2 está bloqueado

A guia rescisória já recolhida na nova modalidade de FGTS Digital, a multa rescisória já creitou na conta do Empregado, porém ainda não há previsão do SAQUE
o que também deveria ser automático

Alguém vivendo a mesma situação?

Att. Osmair

Eduardo Terrão

Eduardo Terrão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 semanas Terça-Feira | 12 março 2024 | 09:44

Mesma coisa aqui, a Caixa sempre com funcionários totalmente engessados e despreparados.

Acabou que estamos aguardando a funcionária ajustar o acesso ao app e fazer via digital mesmo... 
e se necessário sacar direto na Caixa já vou deixar a pagina do manual impresso com os seguintes dados do próprio perguntas e respostas do site do FGTS, e pedir a base legal lá pra eles informarem, de onde fala que deve ter a chave nessa modalidade.

"04.05 (14/07/2022) – Preciso prestar alguma informação à CAIXA nos casos de desligamento? Ainda tenho que gerar uma chave para saque? As informações/modificações contratuais informadas ao eSocial serão repassadas, por meio do FGTS Digital, à CAIXA. Razão pela qual será desnecessária a utilização de chave para saque do FGTS, nos motivos de desligamento que ensejem esse direito."

Mas realmente, achei estranho não tem um prazo específico tbm, do tipo saque em XX dias..

www.gov.br

Ariane Schiochet

Ariane Schiochet

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Recursos Humanos
há 9 semanas Terça-Feira | 12 março 2024 | 09:55

Bom dia pessoal,

Já recebi hoje duas ligações de ex funcionários muito bravos pois as multas do FGTS digital mesmo estando pagas e tendo passado o prazo dos 5 dias, não creditaram. E pior... o saldo deles que antes aparecia com valor positivo, hoje está zerado! Na agência, falam para eles que precisa da chave, e agora eles vendo o saldo zerados, vem para cima de nós... Cada mudança destas me causa muita aflição, pois sabemos do despreparo que os próprios funcionários da CAIXA tem, e ficamos no meio dessa confusão sem dever.

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 07:55

Bom dia

Tenho um empregado que foi recolhido o FGTS Digital Rescisório e, 05/03, creditou certinho na conta vinculado do empregado
Porém em 05 dias úteis já era pro empregado Ter sacado (pois é automático) e hoje já são 07 dis úteis depois e esse empregado ainda não conseguiu sacar seu FGTS, (não está disponível o saque)
Pergunta-se: Quando sacará? A mágica ainda não aconteceu!
Acompanhando!

Att. Osmair

JACQUELINE NASCIMENTO

Jacqueline Nascimento

Prata DIVISÃO 3, Assistente Depto. Pessoal
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 08:40

Ótimo dia gente!
Será que esse saldo negativo, o valor que deveria ser pago não foi para o Caixa TEM?
Normalmente para os programas social que a Caixa realiza pagamento, eles usam a poupança CAIXA TEM.  Será que o valor não foi para essa conta? 

THAIS FOGAÇA

Thais Fogaça

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 09:21

Colegas, estou com o mesmo problema. A funcionaria foi até a Caixa, porem só consta o saldo da Multa rescisória, o saldo do extrato não está constando. Caixa orientou para que  escritório gerasse a chave de saque, total desinformação da deles, como sempre, nada novo rsrs. Sem saber agora pra onde foi esses valores (CAIXA TEM ou alguma conta cadastrada). Eles não sabem responder.  

Acompanhando.

WILLE DE JESUS LIMA

Wille de Jesus Lima

Iniciante DIVISÃO 2, Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 10:53

Ola Colegas,

Alguem já conseguiu sacar o FGTS DIGITAL? estou com funcionario que saiu em 01/03/2024 e até a presente data não consegue sacar o FGTS, A caixa informar que não tá liberado para saque. Alguem já conseguiu resolver?

Eduardo Terrão

Eduardo Terrão

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 15:55

Colegas, pra surpresa de zero pessoas, mesma coisa aqui...  Resc dia 01/03 guia paga no mesmo dia, já caiu tudo na conta da funcionária, ela já peregrinou a caixa 3x (Ag. mais próxima a 25km) e na ultima munida até do manual do FGTS Digital que mandamos pra eles lerem e insistem que falta a gente liberar... fazer chave... e assim ela volta novamente sem o $$, e pistola com a gente e a CX.. kkkk

Brasil, um pais de tolos.

Edit:
Estava dando uma olhada no portal FGTS Digita, e na opção: gestão de guias>consulta de guias, aparece a multa lá como "Paga Aguardando Individualização", porém os valores já caíram na conta da funcionária... pode ser isso que esteja fazendo "travar" o saque? foi a única coisa "fora do normal" que vi, mais alguém com essa situação na consulta da guia, aqui está com mais de 10 dias corridos de recolhimento.

THAIS FOGAÇA

Thais Fogaça

Bronze DIVISÃO 4, Analista
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 16:36

Eduardo, 
acredito que não seja isso, estou com o mesmo caso, mas a guia ja consta paga e individualizada e mesmo assim a funcionária não conseguiu sacar. 

Aguardando mais atualizações de vocês, rsrs. 

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Quarta-Feira | 13 março 2024 | 17:32

Boa tarde

Aqui foi paga em 05/03 (paga e individualizada) consta na conta vinculada do Empregado juntamente com o seu saldo, porém em 05 dias úteis era pra estar liberado e até o momento nada!

A questão de pedirem a Chave de Liberação, já fui na Caixa e foi esclarecido, e els já estavam sabendo por alto

Pediram o empregado voltar no dia seguinte e também já foi 3 x e nada, acho que até agora referente março/24 ninguém deve ter sacado ainda

Acompanhar

GABRIEL DE LIMA GARCIA

Gabriel de Lima Garcia

Prata DIVISÃO 1, Analista
há 9 semanas Quinta-Feira | 14 março 2024 | 10:07

Bom dia!!
Estamos com mesmo problema, funcionários que não conseguem sacar o FGTS, já com a guia rescisória paga e infelizmente a Caixa Economica Federal exige ques os funcionários levem a chave ou que a empresa dê a baixa no sistema, porém já foi tudo enviado para o E-social. Alguem conseguiu essas questões junto ao banco??

Ricardo

Ricardo

Prata DIVISÃO 1, Não Informado
há 9 semanas Quinta-Feira | 14 março 2024 | 10:28

Olá a Todos , 
Meu Deus quando será que essa instituição chamada Caixa Economica Federal vai parar de deixar nos contadores loucos , é o pior orgão do governo , nada funciona .
Já achei estranho no começo , ter que fazer procuração , acho que é a quinta vez que faço procuração pra caixa começou com o conectividade social lá atras.
Estou na mesma situação de vocês , rescisão dia 01/03 tudo enviado para o esocial , emitido a multa rescisória paga a guia , no sistema do esocial já consta que o funcionário esta desligado desde 02/03 , no fgts digital já consta multa recolhida e individualizada desde o dia 07/03 e o fucncionário vai até a caixa e o funcionário do banco informa que enquanto não aparecer no sistema da caixa a data do desligamento não é possivel fazer o saque.
Não tá facil !!!!

Josane Soares

Josane Soares

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Quinta-Feira | 14 março 2024 | 11:15

Bom dia Pessoal.

Estou com as mesma dúvidas por aqui, vi em um artigo que o funcionário consegue transferir o saldo do FGTS rescisório  do app FGTS para sua conta, alguém sabe me dizer se procede isso se algum funcionário conseguiu ou se é algo automático para quem ja tem conta cadastrada? 
Está bem complicado a falta de informações os funcionários  querem respostas e não temos.

ALESSANDRA ACAUAN

Alessandra Acauan

Bronze DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 9 semanas Quinta-Feira | 14 março 2024 | 17:32

Também com o mesmo problema aqui: funcionária demitida em 01/03  e até agora não conseguiu sacar o fundo... a Caixa continua pedindo a tal chave para a liberação, sendo que nem conseguimos mais gerá-la no Conectividade!!! O banquinho difícil esse!!! Sabem menos que a gente!!! 

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 9 semanas Sexta-Feira | 15 março 2024 | 07:17

Bom dia!

Até agora nada de Liberação FGTS, já fazem 9 dias úteis após o recolhimento da multa rescisória ter creditado normalmente da conta vinculada do empregado!
Na Caixa não sabem dizer quando vai liberar, pois era pra ser automático!
Quem poderá nos salvar? Chapollin Colorado?

Acompanhando!

Naor Fraga Eguti

Naor Fraga Eguti

Prata DIVISÃO 1, Gerente Recursos Humanos
há 9 semanas Sexta-Feira | 15 março 2024 | 14:24

Boa tarde!

Que judiação, humilhação que nos passamos hein !!
Competências anteriores a 05/2021, tem que alimentar o sistema com as informações das remunerações mensais!!
Solicitei os extratos analíticos para conferencia de informações e alimentei o FGTS Digital com todos os meses anteriores a 05/2021,  façam isto rapidamente para preencher, pois simplesmente volta na tela inicial com a mensagem:
Seção Expirada.  Favor entrar novamente.






Triste demais!!!

Osmair Selenko

Osmair Selenko

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 8 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 07:23

Bom dia

Atualizando , já faz 10 dia úteis do crédito da multa resciória através do FGTS Digital,  a mágica ainda não aconteceu (liberar o saque ao empregado), a própria caixa abriu chamado pra verificar, e não sabem dizer

Aguardando ainda

Att. Osmair

Edesio Coelho Esteves

Edesio Coelho Esteves

Bronze DIVISÃO 2, Agente Administrativo
há 8 semanas Segunda-Feira | 18 março 2024 | 10:28

Bom dia. 

Depois de ir até a minha agência da Caixa falar com dois atendentes e um Gerente geral, ir também em outra agência caixa e falar com mais dois atendentes, ligar no atendimento caixa(nenhum desses sabiam sequer que o sistema do fgts  mudou), até agora não consegui sacar meu fgts desde 01/03/2024. E ninguém tem uma solução para esta situação. Com a palavra o MTE....

Thiago Chazan

Thiago Chazan

Ouro DIVISÃO 1, Encarregado(a) Pessoal
há 8 semanas Terça-Feira | 19 março 2024 | 15:03

Boa tarde,

Com a reforma trabalhista, não é necessário gerar chave de movimentação desde 2.017, conforme dispõem a lei.
Porém, a Caixa Económica simplesmente ignorou a lei:
“Art. 468.§ 10. A anotação da extinção do contrato na Carteira de Trabalho e Previdência Social é documento hábil para requerer o benefício do seguro-desemprego e a movimentação da conta vinculada no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, nas hipóteses legais, desde que a comunicação prevista no caput deste artigo tenha sido realizada.”

Agora, em 2.024, continuam com a mesma postura, prepotentes e desatualizados.

Fight the good fight
FERNANDA SILVA VIEIRA

Fernanda Silva Vieira

Iniciante DIVISÃO 1, Agente Recursos Humanos
há 8 semanas Quinta-Feira | 21 março 2024 | 10:23

Bom dia jovens colegas.
Compartilho do mesmo sentimento de frustração e indignação.
Fizemos três rescisões na data de 01/03/2024 e nenhum dos funcionários conseguiram a liberação do saque do FGTS.
E pra piorar a situação, um desses ex funcionários, se deslocou a 2 agências diferentes da CAIXA e um atendente simplesmente EXCLUIU a movimentação rescisória da mesma no sistema da Caixa, sendo que a multa rescisoria ja estava até paga. Agora estamos sendo ameaçados (kkkk rindo de nervoso)  por esse ex funcionário, por incompetência e total despreparo do atendente que simplesmente jogou a culpa e toda responsabilidade em cima do escritório de contabilidade.  

Renan

Renan

Iniciante DIVISÃO 4, Encarregado(a) Recursos Humanos
há 7 semanas Quarta-Feira | 27 março 2024 | 17:01

Como está a situação dos colegas?

Eu estou com o mesmo problema. Semana passada eu tentei liberar a chave pelo sistema antigo e deu erro, indicando que a partir de 01/03 foi implantado o FGTS digital, beleza até ai tudo bem, era o esperado.

Hoje, por curiosidade, entrei no conectividade para tentar fazer a liberação novamente e para a minha surpresa, o sistema permitiu a liberação e gerou a chave.

Parece que, diante do caos, eles resolveram voltar o sistema antigo na surdina para aceitar novamente as liberações até eles conseguirem resolver o problema haha.

Rubiane Nascimento da Silva

Rubiane Nascimento da Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 4 semanas Quarta-Feira | 17 abril 2024 | 11:53

Em nosso país descobrimos as coisas fazendo tentativas, infelizmente, e realmente isso causa indignação. A caixa Economica tem um sistema de caixa postal para se comunicar com os empregadores mas ignora. Porque não fizeram um comunicado para orientar os contadores que ficam perdidos diante de tanta desorganização? será que é dificil deixar um comunicado na caixa postal para que geremos chave de liberação até que o banco esteja 100% alinhado com os novos procedimentos? Complicado viu. 

Erielma Pereira Rocha

Erielma Pereira Rocha

Iniciante DIVISÃO 3, Técnico Contabilidade
há 2 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 11:58

Bom dia,

Pessoal estou a seguinte situação, o funcionário será demitido em 01/05/2024 e ao solicitar o extrato para fins rescisórios verififquei que contsa o proccessamento da competência 03/2024 no conectividade social e também no fgts digital. Liquei no atendimento da caixa mas não me deram uma solução.
Alguém mais com esse problema?

Erielma Rocha
Claudia Cristina S. Guerra

Claudia Cristina S. Guerra

Bronze DIVISÃO 3, Analista Pessoal
há 2 semanas Segunda-Feira | 29 abril 2024 | 16:53

Boa tarde!
Estou com vários funcionários que foram demitidos a partir de 03/2024 e que tiveram FGTS pagos em atraso. Os funcionários depois de horas na Caixa não conseguem resolver, porque os atendentes dizem que a empresa não liberou o saque e que eles não podem liberar...
Nós que passamos por incompetentes diante dos funcionários que nos dão somente elogios. 
É um absurdo!  Estou indignada, pois o atendimento da Caixa está cada vez pior. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.